domingo, 15 de fevereiro de 2009

Holocausto - O absurdo - O inimaginável

O Tavinho, do polo Araras, fez uma consulta sobre o tema "holocausto na 2ª Guerra Mundial". Devido à relevância do tema, resolvemos publicar e estender a dica de leitura a todos. Leitura e reflexão.
Pode parecer não adequado ao blog, mas a História não pode ser varrida para debaixo do tapete, como alguém já falou. E o mundo é o nosso lar. Fica aqui então, nossa dica ao Tavinho e a todos que compartilham desse sentimento de repúdio a absurdos como foi o holocausto. Existem momentos em que dá vontade pedir desculpas por pertencer à raça humana.
Algumas obras:

- O diário de Anne Frank - Anne Frank
Publicação autorizada pelo pai, Otto, dos escritos de Annelise Marie Frank, então com 13 anos, que ganhou um caderno que seria seu diário, e conta sua visão de adolescente sobre a guerra e seus horrores. A família Frank era alemã e foi vítima também do nazismo e anti-semitismo. Em livro e filme.

- A lista de Schindler - Thomas Keneally
A história que deu título ao filme. O dono de uma fábrica, na Polônia, que deu emprego a 1200 judeus e usava seu prestígio junto ao exército alemão para protegê-los do inferno nazista. Livro e Filme

- A guerra de Clara - Clara Kramer e Stephen Glantz
O relato de Clara sobre sua família e os anos em que ficaram enclausurados na casa de um semita, na Polônia, para fugir do exército alemão. Livro e Filme.

Repensar o passado, refletir sobre os erros, pode ajudar a construir um mundo melhor.
Universitário, não esqueça isso!
.
Saiba mais. Visite também os blogs: http://holocausto-doc.blogspot.com e http://hxr.vilabol.uol.com.br/menu.html
"O diário de Anne Frank" está disponível no nosso link de livros eletrônicos

Um comentário:

Ignácio disse...

Não fica muito além a podre história da Igreja, que dizimava em função de suas metas torpes...
O que se pode falar de Joana D'arc?
De heroína a bruxa...