domingo, 23 de maio de 2010

Um Professor (Feliz Aniversário)

Ser professor não basta. Tem que ter interesse pelo que e para quem explica, valorizando ambos e, assim, a si mesmo. Pesquisar para buscar o domínio sobre sua arte. A arte de transformar a eventual inexperiência numa oportunidade de compartilhar, pois ensinar não é ser o sabe-tudo. Quem bem ensina, sabe que muito aprende e, com a humildade dos grandes, aceita e transmite esse fato.
Bom professor não é papagaio de livros decorados, de falas feitas. Sabe que o importante não é comprar o bolo pronto - é ensinar a receita e fazer junto. Orientar é fazer com que os outros não vejam apenas um caminho, mas sim, vislumbrem possibilidades. É respeitar os limites de cada pessoa.
Ser amigo meio pai & mãe e possuir a paciência dos monges. Mostrar que é preciso sempre tentar. Tentar e errar, tentar até acertar, tentar e vencer. Plantar o futuro e saber que o resultado dessa prova pode demorar anos para ser conhecido.
Ensinar é provocar a ousadia do saber! Só professores especiais são lembrados por seus alunos. Seguem conosco pela vida inteira porque “ teachers never leave the kids alone”.
Por tudo isso, receba Valdir - nossa amizade, respeito e carinho. Porque, para aluno de administração, professor tem que ser assim:
- Uma Brastemp!
*
Nós, da turma de administração, desejamos a você Valdir, uma vida cheia de saúde e de luz. Parabéns por ser esta pessoa tão especial para todos!

texto: paulo moreira (republicano*)
*republicano = publicano dinovo
imagem: olhares.com. portugal

Nenhum comentário: