domingo, 22 de março de 2009

Como ser um excelente líder


Muitos acreditam que os líderes ascendem naturalmente ao topo, enquanto outros acham que a liderança necessita ser desenvolvida e aperfeiçoada. A fim de impulsionar sua própria carreira como líder, você deve ser visionário, pioneiro, estrategista, comunicador, treinador, diplomata e político, diz Edward T. Reilly, presidente da American Management Association, AMA. A AMA descobriu que os líderes mais bem sucedidos são os que se concentram no quadro geral bem como nos procedimentos operacionais. Reilly oferece os seguintes conselhos:

1- Comunique seus objetivos a sua equipe: - Defina sua estratégia e objetivos para seu staff. Se você não tem certeza sobre onde quer chegar, então não saberá quando chegar lá.
2- Estabeleça valores a serem seguidos pelos colaboradores: - Esses valores devem refletir os padrões éticos e interpessoais que, ao seu ver, precisam ser respeitados pelo seu pessoal.
3- Crie em clima de confiança e abertura à comunicação em todos os níveis: - Seus executivos e gerentes devem sentir que podem falar honestamente com você, sem temer quaisquer consequências. Há um provérbio que diz: "Se você acha que está liderando e ninguém o está seguindo, então você está apenas dando um passeio". Seu staff não o seguirá, sem restrições, caso sinta que não pode se comunicar abertamente com você.
4- Proteja a imagem de um líder: - Você não deve parecer-se com um super herói para ser um líder, mas deve transmitir credibilidade. Você precisa se mostrar confiante e competente, demosntrar segurança, que sabe o que quer e o que esperar de seus funcionários. Deve ainda demonstrar o quanto se importa com eles e deixar claro que todos podem confiar no que você diz.
5- Ouça: - Escute o conteúdo factual e emocional. Há ocasiões nas quais a observação da linguagem corporal e do tom de voz indicam com maior precisão o que realmente está acontecendo.
6- Concentre-se: - Estabeleça suas prioridades, bem como as prioridades de sua organização. Pense quais pontos críticos de sua operação irão exigir sua atenção pessoal. Transfira outras áreas importantes às pessoas nas quais você confia e sabe que irão dar conta do recado.
7- Seja resoluto: - Tome decisões ao longo do processo. Não permita que elas se acumulem. A soma de uma série de pequenas decisões podem ser mais difícil de lidar do que uma única, maior e mais complexa. Ao mesmo tempo, evite decisões sem reflexão. Seja rápido ao tomar decisões reversíveis, mas cuidado ao tomar as irreversíveis.
8- Transmita confiança, convicção e entusiasmo: - Demosntre um otimismo inabalável em relação às chances de sucesso de sua empresa e de seu staff. Mostre-se comprometido com seus objetivos e expresse a confiança que sente na capacidade que seus colboradores possuem para atingí-los. Ao mesmo tempo, mantenha expectativas realistas e forneça os recursos necessários para que possam cumpri-las.
9- Motive seu staff por meio do reconhecimento e do exemplo: - O reconhecimento dos méritos de seus funcionários é uma poderosa motivação. E o exemplo também. Aprimore sua conduta e desempenho de modo a inspirar os demais. Se sua performace não for consistente e de alto nível, reveja seus padrões. Não há como inspirar seus subordinados a fazer um bom trabalho se você próprio não estiver fazendo.
10- Demonstre iniciativa: - Não deixe passar oportunidades. Como líder, você deve estar sempre atento a tudo que possa contribuir para o sucesso de sua equipe e de sua empresa.
11- Disponha-se a correr riscos calculados: - O ex presidente americano John F. Kennedy disse: " Toda ação implica riscos e custos. Mas estes são muito menores do que uma confortável falta de ação ".
12- Enfrente os problemas: - Não os ignore. Encoraje seus funcionários a solucionar os problemas com os quais se deparam no caminho.

Texto recebido do site: www.3minutos.com.br

Um comentário:

paulo disse...

Mocinha... Você não erra uma, heim? Excelente artigo, pra variar...
beijusss