AVISO IMPORTANTE: Normas técnicas da ABNT são conteúdo de um livro. Logo após ter em mãos os endereços de e-mails, será enviado a cada aluno como anexo (58 páginas não é possível publicar). O Marcelo já está providenciando a relação dos e-mails.
***
Abaixo, o modelo do tão falado portfólio:
***
Modelo de uma aula registrada no Portfólio de um acadêmico (utilizado na Capacitação dos Professores Locais)
Unidade Didática: Comunicação Empresarial
Aula 03
Inicio hoje o relato do processo da minha aprendizagem referente à aula 3 com uma novidade! No primeiro momento, a professora interativa exibiu as fotos dos trabalhos realizados em grupo, referente à atividade da aula 2. Foi um momento de muita euforia na sala. Imagine só, nos vendo naquele telão e ainda sendo apresentado para o Brasil todo! Espero que durante as aulas haja mais solicitações de fotos, pois isso nos motiva muito. A aula de hoje foi interessante. Confesso que ao ler o conteúdo da aula, antes de ir para o Pólo pensei que seria pouco dinâmico, pois o conteúdo era sobre “Correspondência – conceitos, normas e modelos”. Estava enganada! A professora com muita criatividade apresentou o conteúdo de forma dinâmica. Os slides da aula estavam mesclados com imagens e pequenos trechos de vídeos, o que veio a dar mais entendimento e dinamicidade à aula. Nessa aula aprendi que as correspondências se classificam em Empresarial e Oficial e que cada uma delas têm um formato próprio e deve ser utilizada em diferentes situações. O que mais me chamou a atenção é que as correspondências possuem partes e cada parte tem um nome próprio, por exemplo: timbre, local e data, índice e número, endereçamento, epígrafe (nunca tinha visto esta palavra, então busquei no dicionário o seu significado, antes mesmo da professora explicar o que seria). O que mais me chamou a atenção nesta aula foi a informação de que precisamos tomar cuidado com as frases que utilizamos para iniciar e encerrar Correspondência Oficial ou Comercial. Aprendi que fechos como “Formulamos votos de elevada estima e consideração”, já não se usam mais. Precisamos ser objetivos e o ideal é “Atenciosamente”. Muitos outros exemplos de fecho foram vistos nesta aula. Durante a explicação da professora a nossa turma elaborou uma pergunta e a professora local encaminhou para ser respondida ao vivo pela professora interativa. A turma toda vibrou quando o nome do nosso Pólo foi anunciado, pois nem sempre as perguntas são respondidas ao vivo. Após todas estas explicações a professora interativa mostrou exemplos de Cartas Comerciais estilo bloco e denteada (achei estranho este nome, denteada). Eu particularmente, achei mais bem apresentada a carta estilo bloco e vou utilizar este estilo a partir de hoje, já que trabalho na Secretaria de uma escola. Após a aula interativa, fomos resolver as atividades que estavam no livro e mais uma surpresa... tinha uma atividade que pedia para elaborar um Mapa Conceitual. No início fiquei espantada, pois nunca tinha ouvido falar em Mapa Conceitual. Fomos consultar o Portal da Interativa e lá estava postado um texto bem explicativo sobre o que é Mapa Conceitual. A partir da leitura, consegui montar o meu Mapa. Todos os colegas também montaram o seu e depois nós socializamos os trabalhos. Foi muito interessante porque cada um fez um Mapa diferente apesar de ser o mesmo assunto. Confesso que tive dificuldades para fazer o meu Mapa e precisei da ajuda do professor local e dos colegas. Com a produção do Mapa, pude relacionar o conteúdo do Texto sobre Mapa Conceitual, pois lá dizia que não existe “um” Mapa e sim “o” Mapa”. Ao término da aula, a professora local nos lembrou de visitarmos o Portal, pois dentro da nossa Unidade Didática tem um Fórum e era para participarmos. Confesso que, até agora, participei de apenas dois fóruns e foi muito importante, pois além de eu deixar a minha contribuição, li as dos meus colegas. Só que eu penso que deveria ser melhor explorada esta ferramenta, pois ela é super interativa. Registro, também, que li o texto complementar que está no Portal e ele fazia relação com o conteúdo que a professora ministrou. Li este texto no sábado a tarde.Vou encerrar este registro, esperando que a cada dia eu possa escrever mais e mais sobre a minha aprendizagem... Vou também, anexar o Mapa Conceitual que elaborei.
***
Dica e desejo - O modelo é uma referência. Faça o seu da melhor maneira que puder; ponha nele a sua personalidade - a sua "griffe". Sucesso!
(Agradecendo a gentileza e simpatia da Srª. Marcia Vechin e Profª Suzi, pela cessão do material)
31 comentários:
É pessoal não é só um pequeno resumo das aulas mas tmb o ambiente da classe no dia em foi mostrada a mátéria,não sei vcs mas esse modelo parece que ficou mais fácil de elaborar agora sorte a todos e até terça na aula abraços!Tavinho.
Precisamos do modelo, para ficar mais fácil fazer pelo menos o primeiro.
Rui
Eu gostaria de saber quais são as regras de fontes que terão de ser usadas no portifólio. Ainda não encontrei no site da uniderp..
desde ja
obrigada
Maria Luiza - Araras SP
Quero saber a resposta afirmativa se Galileu Galilai foi professor de cosmologia quantica, pois obteve uma grande polêmica em minha sala
obrigado..
Maria Luiza Araras SP
Maria Luiza:
As fontes que podem ser usadas no portfólio são "Arial" e "Times New Roman", tamanho 12. Nos títulos, devem ser usados em caixa alta (maiúsculas), tamanho 14 e com recurso tipográfico para realçar (negrito, itálico ou sublinhado).
Caso vc precise do livro com todas as normas, escreva para nosso e-mail, que teremos prazer em lhe enviar.
Gostaria de receber em meu e-mail o livro com as normas, e tambem o modelo do portfolio..
Desde ja obrigada
gente eu quero um modelo de como fazer um portifolio seguindo as normas da ABNT
Gostaria de receber em meu e-mail o arquivo para download.
Att
Silmara
nao estu entendendo como fazer meu portfolio gostaria de ver um modelo que mais claro, pois nao consigo entender.
gostaria muito de receber o modelo desse portifolio
Gostaria de receber por e-mail o modelo do portifolio...
Gostaria de receber por e-mail o arquivo com as normas e um modelo de portfólio. Desde já, agradeço.
Gostaria de receber em meu e-mail o livro com as normas, e tambem o modelo do portfolio..
Desde ja obrigada
gostaria de receber mais informações de como elaborar um portfólio de trabalhos acadêmicos
grata pela atenção
meu e-mail lessa_tavares@hotmail.com
Gostaria de receber o modelo e as normas do portifólio..
abraços. marciog78@yahoo.com.br
Gostaria de receber em meu e-mail o livro com as normas, e tambem o modelo do portfolio..
Desde ja obrigada
Gostaria de receber em meu e-mail o modelo do portfolio, susilene.braga@gmail.com
obrigada
preciso que mandem para o meu email o livro com todas as normas da abnt
é urgente meu email é esa.dresa@yahoo.com.br
Gostaria de receber em meu e-mail o livro com as normas, e tambem o modelo do portfolio.
Grata,
Francine
email. francinetst@yahoo.com.br
gostaria de receber o modelo de portifólio
gostaria de receber no meu e-mail o livro. e-mail: marianna_florencia@hotmail.com
e o exemplo do portifolio tbm.
obrigada!
Oi gostaria de receber o material se possivel
Grato
esqueci o meu e-mail
wolweriny2121@gmail.com
oie, também gostaria de receber o livro e o modelo de portifólio. para vc, sucesso e meus agradecimentos.
mamae.lilian@hotmail.com
gostaria de receber em meu email, o modelo do portifólio.......Obrigada
gostaria de receber em meu email, o modelo do portifólio.......Obrigada! ni_ferreira2@hotmail.com
Gostaria, por gentileza, de receber o modelo do portifólio por e-mail (anarosapvboas@hotmail.com).
Muito obrigada.
Ana Rosa
me manda um modelo de potfolio,e as regras ABNT
Oi,
Também gostaria de receber o modelo de potfólio
Maria
gostaria de receber o modelo do portfólio e as normas da ABNT. carol_grassini@hotmail.com
Adorei as dicas,mais ainda nao consigo fazer o meu nao sei as regras,nao sei começar eh po processo avaliativo para curso de especializaçao.Por favor preciso de um modelo e as regras da ABNT,urgente.manda pro meu email.lourdespacoti1@hotmail.com
Postar um comentário