quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Modelo de Portfólio - Normas da ABNT

AVISO IMPORTANTE: Normas técnicas da ABNT são conteúdo de um livro. Logo após ter em mãos os endereços de e-mails, será enviado a cada aluno como anexo (58 páginas não é possível publicar). O Marcelo já está providenciando a relação dos e-mails.
***
Abaixo, o modelo do tão falado portfólio:
***
Modelo de uma aula registrada no Portfólio de um acadêmico (utilizado na Capacitação dos Professores Locais)

Unidade Didática: Comunicação Empresarial
Aula 03


Inicio hoje o relato do processo da minha aprendizagem referente à aula 3 com uma novidade! No primeiro momento, a professora interativa exibiu as fotos dos trabalhos realizados em grupo, referente à atividade da aula 2. Foi um momento de muita euforia na sala. Imagine só, nos vendo naquele telão e ainda sendo apresentado para o Brasil todo! Espero que durante as aulas haja mais solicitações de fotos, pois isso nos motiva muito. A aula de hoje foi interessante. Confesso que ao ler o conteúdo da aula, antes de ir para o Pólo pensei que seria pouco dinâmico, pois o conteúdo era sobre “Correspondência – conceitos, normas e modelos”. Estava enganada! A professora com muita criatividade apresentou o conteúdo de forma dinâmica. Os slides da aula estavam mesclados com imagens e pequenos trechos de vídeos, o que veio a dar mais entendimento e dinamicidade à aula. Nessa aula aprendi que as correspondências se classificam em Empresarial e Oficial e que cada uma delas têm um formato próprio e deve ser utilizada em diferentes situações. O que mais me chamou a atenção é que as correspondências possuem partes e cada parte tem um nome próprio, por exemplo: timbre, local e data, índice e número, endereçamento, epígrafe (nunca tinha visto esta palavra, então busquei no dicionário o seu significado, antes mesmo da professora explicar o que seria). O que mais me chamou a atenção nesta aula foi a informação de que precisamos tomar cuidado com as frases que utilizamos para iniciar e encerrar Correspondência Oficial ou Comercial. Aprendi que fechos como “Formulamos votos de elevada estima e consideração”, já não se usam mais. Precisamos ser objetivos e o ideal é “Atenciosamente”. Muitos outros exemplos de fecho foram vistos nesta aula. Durante a explicação da professora a nossa turma elaborou uma pergunta e a professora local encaminhou para ser respondida ao vivo pela professora interativa. A turma toda vibrou quando o nome do nosso Pólo foi anunciado, pois nem sempre as perguntas são respondidas ao vivo. Após todas estas explicações a professora interativa mostrou exemplos de Cartas Comerciais estilo bloco e denteada (achei estranho este nome, denteada). Eu particularmente, achei mais bem apresentada a carta estilo bloco e vou utilizar este estilo a partir de hoje, já que trabalho na Secretaria de uma escola. Após a aula interativa, fomos resolver as atividades que estavam no livro e mais uma surpresa... tinha uma atividade que pedia para elaborar um Mapa Conceitual. No início fiquei espantada, pois nunca tinha ouvido falar em Mapa Conceitual. Fomos consultar o Portal da Interativa e lá estava postado um texto bem explicativo sobre o que é Mapa Conceitual. A partir da leitura, consegui montar o meu Mapa. Todos os colegas também montaram o seu e depois nós socializamos os trabalhos. Foi muito interessante porque cada um fez um Mapa diferente apesar de ser o mesmo assunto. Confesso que tive dificuldades para fazer o meu Mapa e precisei da ajuda do professor local e dos colegas. Com a produção do Mapa, pude relacionar o conteúdo do Texto sobre Mapa Conceitual, pois lá dizia que não existe “um” Mapa e sim “o” Mapa”. Ao término da aula, a professora local nos lembrou de visitarmos o Portal, pois dentro da nossa Unidade Didática tem um Fórum e era para participarmos. Confesso que, até agora, participei de apenas dois fóruns e foi muito importante, pois além de eu deixar a minha contribuição, li as dos meus colegas. Só que eu penso que deveria ser melhor explorada esta ferramenta, pois ela é super interativa. Registro, também, que li o texto complementar que está no Portal e ele fazia relação com o conteúdo que a professora ministrou. Li este texto no sábado a tarde.Vou encerrar este registro, esperando que a cada dia eu possa escrever mais e mais sobre a minha aprendizagem... Vou também, anexar o Mapa Conceitual que elaborei.
***
Dica e desejo - O modelo é uma referência. Faça o seu da melhor maneira que puder; ponha nele a sua personalidade - a sua "griffe". Sucesso!
(Agradecendo a gentileza e simpatia da Srª. Marcia Vechin e Profª Suzi, pela cessão do material)

31 comentários:

Tavinho disse...

É pessoal não é só um pequeno resumo das aulas mas tmb o ambiente da classe no dia em foi mostrada a mátéria,não sei vcs mas esse modelo parece que ficou mais fácil de elaborar agora sorte a todos e até terça na aula abraços!Tavinho.

rac1965 disse...

Precisamos do modelo, para ficar mais fácil fazer pelo menos o primeiro.

Rui

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber quais são as regras de fontes que terão de ser usadas no portifólio. Ainda não encontrei no site da uniderp..

desde ja

obrigada

Maria Luiza - Araras SP

Anônimo disse...

Quero saber a resposta afirmativa se Galileu Galilai foi professor de cosmologia quantica, pois obteve uma grande polêmica em minha sala


obrigado..

Maria Luiza Araras SP

paulo disse...

Maria Luiza:

As fontes que podem ser usadas no portfólio são "Arial" e "Times New Roman", tamanho 12. Nos títulos, devem ser usados em caixa alta (maiúsculas), tamanho 14 e com recurso tipográfico para realçar (negrito, itálico ou sublinhado).
Caso vc precise do livro com todas as normas, escreva para nosso e-mail, que teremos prazer em lhe enviar.

Unknown disse...

Gostaria de receber em meu e-mail o livro com as normas, e tambem o modelo do portfolio..
Desde ja obrigada

Layane disse...

gente eu quero um modelo de como fazer um portifolio seguindo as normas da ABNT

Anônimo disse...

Gostaria de receber em meu e-mail o arquivo para download.
Att
Silmara

Anônimo disse...

nao estu entendendo como fazer meu portfolio gostaria de ver um modelo que mais claro, pois nao consigo entender.

Suzana Duarte disse...

gostaria muito de receber o modelo desse portifolio

suzana duarte disse...

Gostaria de receber por e-mail o modelo do portifolio...

Patrícia Berg disse...

Gostaria de receber por e-mail o arquivo com as normas e um modelo de portfólio. Desde já, agradeço.

Unknown disse...

Gostaria de receber em meu e-mail o livro com as normas, e tambem o modelo do portfolio..
Desde ja obrigada

Alessandra disse...

gostaria de receber mais informações de como elaborar um portfólio de trabalhos acadêmicos
grata pela atenção
meu e-mail lessa_tavares@hotmail.com

BLOG EM CONSTRUÇÃO disse...

Gostaria de receber o modelo e as normas do portifólio..
abraços. marciog78@yahoo.com.br

Susilene disse...

Gostaria de receber em meu e-mail o livro com as normas, e tambem o modelo do portfolio..
Desde ja obrigada

susi disse...

Gostaria de receber em meu e-mail o modelo do portfolio, susilene.braga@gmail.com
obrigada

andresa disse...

preciso que mandem para o meu email o livro com todas as normas da abnt
é urgente meu email é esa.dresa@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de receber em meu e-mail o livro com as normas, e tambem o modelo do portfolio.
Grata,
Francine
email. francinetst@yahoo.com.br

Anônimo disse...

gostaria de receber o modelo de portifólio

Anônimo disse...

gostaria de receber no meu e-mail o livro. e-mail: marianna_florencia@hotmail.com
e o exemplo do portifolio tbm.
obrigada!

vander disse...

Oi gostaria de receber o material se possivel
Grato

vander disse...

esqueci o meu e-mail
wolweriny2121@gmail.com

lilian natalli disse...

oie, também gostaria de receber o livro e o modelo de portifólio. para vc, sucesso e meus agradecimentos.

mamae.lilian@hotmail.com

NILEDES disse...

gostaria de receber em meu email, o modelo do portifólio.......Obrigada

NILEDES disse...

gostaria de receber em meu email, o modelo do portifólio.......Obrigada! ni_ferreira2@hotmail.com

Ana Rosa disse...

Gostaria, por gentileza, de receber o modelo do portifólio por e-mail (anarosapvboas@hotmail.com).

Muito obrigada.

Ana Rosa

Pedagogia hospitalar disse...

me manda um modelo de potfolio,e as regras ABNT

Maria disse...

Oi,
Também gostaria de receber o modelo de potfólio

Maria

Anna Caroline disse...

gostaria de receber o modelo do portfólio e as normas da ABNT. carol_grassini@hotmail.com

lourdes disse...

Adorei as dicas,mais ainda nao consigo fazer o meu nao sei as regras,nao sei começar eh po processo avaliativo para curso de especializaçao.Por favor preciso de um modelo e as regras da ABNT,urgente.manda pro meu email.lourdespacoti1@hotmail.com