domingo, 28 de junho de 2009

Vencendo mais uma etapa

Aos que já chegaram - VALEU!
Aos que ainda falta um pouquinho - FORÇA!!!
A todos - A DIGNIDADE DOS QUE LUTAM - PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

crédito de imagem: polemikos.com

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pai & Filho

...quando nos olharem, de onde quer que nos olhem, nos verão sempre pequenos. E quanto mais crescermos, mais eles terão razão...

paulo moreira
crédito de imagem: filipe silva - olhares.com - portugal

domingo, 21 de junho de 2009

Portfólio - Normas ABNT - Manual FAG 2008 - Urgente


Pessoal...
Ao revisar meu portfólio, percebi que o vinha fazendo em desacordo com as normas da ABNT, principalmente no que se refere ao espaçamento entre linhas. Acredito que o mesmo tenha acontecido com várias pessoas e, por essa razão, publico um trecho do Manual de Normas da FAG. O principal ítem é o espaçamento duplo (2) na introdução e desenvolvimento do texto. Na página 49 do manual da Fag (apêndice) consta o exemplo no espaçamento correto. Importante também a configuração de margens (superior e esquerda - 3cm / inferior e direita - 2 cm)

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

A apresentação de trabalhos acadêmicos deve ser elaborada conforme as seções 6.1 a 6.10.
6.1 FORMATO: Os textos devem ser apresentados em papel branco A4 (21 cm X 29,7 cm), digitados ou datilografados na cor preta, com exceção das ilustrações, no anverso das folhas, exceto na folha de rosto (ver 5.1.3). O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho.
Recomenda - se para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e para os indicativos de seção, tamanho menor (10) para as citações de mais de três linhas, notas de roda pé, paginação e legenda das ilustrações, tabelas e gráficos. No caso de textos datilografados, para citações de mais de três linhas, deve - se observar apenas o recuo a 4 cm da margem esquerda.
6.2 MARGEM: As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.
6.3 ESPAÇAMENTO: Todo o texto deve ser digitado ou datilografado em espaço duplo (Ver figura 23 – Apêndice). As citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações, tabelas e gráficos, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, o objetivo, nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser digitados ou datilografados em espaço simples (1). As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço duplo. Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por um espaço duplo (Ver figura – Apêndice). Na folha de rosto e na folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser alinhados do meio da página para a margem direita.
6.3.1 Notas de Rodapé: As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples (1) de entre linhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda.
6.3.2 Indicativos de Seção: O indicativo numérico de uma seção precede o seu título, alinhado a esquerda, separado por um espaço de caracteres.
6.3.3 Títulos sem indicativo numérico: Os títulos, sem indicativo numérico – errata, agradecimento, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice (s), anexo (s), e índice (s)–devem ser centralizados conforme a NBR 6024, ou seja, centralizados em caixa alta com negrito.
6.4 PAGINAÇÃO: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismo arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso do trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma única seqüência de numeração das folhas, do primeiro ao último volume. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira continua e sua paginação deve dar seqüência à do texto principal.
6.5 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA: Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve–se adotar a numeração progressiva das seções do texto. Os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta (ver 6.3.2). Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando os recursos de negrito, itálico, ou grifo redondo, caixa alta ou versal, e outro, conforme a NBR 6024, no sumário e da forma idêntica, no texto.
6.6 CITAÇÕES: As citações devem ser apresentadas conforme a NBR 10520.
6.7 SIGLAS: Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses.
Ex. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
6.8 EQUAÇÕES E FÓRMULAS: Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Quando destacadas do parágrafo são centralizadas e, se necessário, deve – se numerá – las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Ex. x2 + y2= z2 (1)
(x2 + y2)/5 = n (2)
6.9 ILUSTRAÇÕES: Qualquer que seja o seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu numero de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto e da fonte. A ilustração deve ser inserida a mais próxima possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.
6.10 TABELAS: As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, conforme IBGE (1993).

crédito de imagem: internet

sexta-feira, 19 de junho de 2009

E, por falar em liderança...

MANDA QUEM PODE...OBEDECE QUEM TEM JUÍZO...


***

Um chefe de departamento, bem chato, achando que seus subordinados não estavam mais respeitando sua liderança, resolveu colocar a seguinte placa na porta de seu escritório:
.
"AQUI QUEM MANDA SOU EU!"
.
Ao voltar de uma reunião, encontrou um bilhete junto à placa:
.
"SUA ESPOSA LIGOU E DISSE QUE É PARA O SENHOR LEVAR A PLACA DELA DE VOLTA".
***

crédito de imagem: http://www.rdnews.com.br/

terça-feira, 9 de junho de 2009

Sonhos Submersos

Que o desejo de ser grande não faça de nossos melhores sonhos, cidades submersas. Cobertos por imensos espelhos d'água eles estarão presentes dentro em nós - irreversivelmente mortos - até a eternidade.
.
paulo moreira
crédito de imagem: www.sobradinhobahia.com - rio são francisco -represa de sobradinho - acervo da chesf