sábado, 28 de março de 2009

Paciência



Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia. Por muito pouco a madame que parece uma lady solta palavrões e berros que lembram as antigas trabalhadoras do cais... E o bem comportado executivo? O cavalheiro se transforma numa besta selvagem no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, ojeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma mala sem alça. Aquela velha amiga uma alça sem mala, o emprego uma tortura, a escola uma chatice.
O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela. Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...
Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais. Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus. Paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta. Pergunte para alguém, que você saiba que é ansioso demais onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida? Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta. E você? Onde você quer chegar? Está correndo tanto para quê? Por quem? Seu coração vai agüentar? Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar? A empresa que você trabalha vai acabar? As pessoas que você ama vão parar? Será que você conseguiu ler até aqui? Respire... Acalme-se... O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...

NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...

Arnaldo Jabor

quinta-feira, 26 de março de 2009

Avaliação de Estoques - Custo Médio - PEPS - UEPS

AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

INTRODUÇÃO
A avaliação de estoques parece ter sido a primeira das aplicações gerenciais da Contabilidade de Custos. É geralmente aceito que os problemas de avaliação de estoques estão na própria origem da Contabilidade de Custos – foi para resolvê-las que procedimentos típicos de análise e apuração de custos começaram a ser desenvolvidos.

CONCEITO DE ESTOQUE
O termo "estoque" designa o "conjunto" dos itens materiais de propriedade da empresa que:
São mantidos para venda futura;
Encontra-se em processo de produção; ou
São correntemente consumidos no processo de produção de produtos ou serviços a serem vendidos.
Ativos considerados estoques:
Mercadorias para comércio ou produtos acabados (matéria-prima e mercadorias mantidas para venda);
materiais para produção (materiais comprado com a intenção de incorporá-los ao produto final através do processo produtivo);
materiais em estoque não destinados à produção normal, chamados também de indiretos, auxiliares ou não produtivos (itens fisicamente não incorporados ao produto final, como ferramentas, material de limpeza e segurança);
produtos em processo de fabricação ou elaboração (que inclui material direto, mão-de-obra direta e custos gerais de fabricação) – devem refletir o custo atual dos produtos em processo;
custo das importações em andamento referente a itens de estoque.
As empresas comerciais – tendo como função a revenda de bens adquiridos prontos de seus fornecedores- têm avaliação de seus estoques simplificada.
Os estoques limitam-se, em geral, ao estoque de produtos destinados à comercialização e ao estoque de materiais diversos ou auxiliares que, referindo-se a itens adquiridos prontos, tem o seu custo disponível nos documentos de aquisição, restando, apenas para a devida avaliação do estoque, aplicar, sobre esse custo, o método de apuração definido na legislação em vigor.
As empresas industriais, por sua vez, transformando matérias-primas e acoplando componentes para compor o produto final, apresenta, além dos estoques encontrados nas empresas comerciais, os estoques de matérias-primas para produção e os estoques de produtos em processamento, cujos itens, uma vez concluídos, são transferidos para o estoque de produtos acabados, correspondente ao estoque de bens para venda das empresas comerciais.

OBJETIVO PRINCIPAL DO CUSTEIO DOS ESTOQUE E A SELEÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO.
O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado.
Em adição ao fator lucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque.
A lista destes fatores, excluindo a definição de lucro, incluiria:
aceitação do método pelas autoridades do Imposto de Renda;
a parte prática da determinação do custo;
objetividade do método;
utilidade do método para decisões gerenciais.
AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, além do preço, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidas.
O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser reportado para um determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto maior for o estoque final avaliado, maior será o lucro reportado, ou menor será o prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro reportado, ou maior será o prejuízo.
Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, procura de mercado, outro fornecedor, etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques.
Os métodos mais comuns são:

* Custo médio;
* Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS);
* Último a entrar, primeiro a sair (UEPS).

Custo Médio
Este método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usado amplamente.
Para ilustrar numericamente, suponha-se que uma empresa, no início do mês de março, possua um estoque (inicial) de 20 unidades de certa mercadoria avaliada a R$ 20 cada uma, ou seja, um total de R$ 400 de Estoque Inicial. A movimentação dessa mesma mercadoria em março é a seguinte:

Suponha as seguintes informações:

As 10 unidades vendidas dia 11/mar. saíram do lote comprado dia 5/mar.;
As 20 unidades vendidas dia 17/mar. saíram do estoque inicial;
As 10 unidades vendidas dia 29/mar. saíram do lote comprado dia 23/mar.

Agora vejamos como registrar a movimentação físico-financeira:

Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS)
Com base nesse critério, dá-se saída no custo da seguinte maneira: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). À medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixas no estoque a partir das primeiras compras, o que eqüivaleria ao raciocínio de que vendemos/compramos primeiro as primeiras unidades compradas/produzidas, ou seja, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção o ou a ser vendida.
Dentro desse procedimento, o estoque é representado pelos mais recentes preços pagos apresentando, dessa forma, uma relação bastante significativa com o custo de reposição. Obviamente, com a adoção desse método, o efeito da flutuação dos preços sobre os resultados é significativo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelas quais alguns contadores mostra-se contrários a esse método. Entretanto, não é objeto do o procedimento em si, e sim o conceito do resultado (lucro).
As vantagens do método são:
Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada nos controles de maneira lógica e sistemática;
O resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas saídas;
O movimento estabelecido para os materiais, de forma contínua e ordenada, representa uma condição necessária para o perfeito controle dos materiais, especialmente quando estes estão sujeitos a deterioração, decomposição, mudança de qualidade, etc. Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS).
Agora vejamos como registrar a movimentação físico-financeira:


Último a entrar, primeiro a sair (UEPS)
O UEPS (último a entrar, primeiro a sair) é um método de avaliar estoque muito discutido. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Supõe-se, portanto, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo destas unidades. Segue-se que, de acordo com o método UEPS, o custo dos itens vendidos/saídos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados (comprados ou produzidos, e assim, os preços mais recentes). Também permite reduzir os lucros líquidos relatados por uma importância que, se colocada à disposição dos acionistas, poderia prejudicar as operações futuras da empresa.
O método UEPS não alcança a realização do objetivo básico, porque são debitados contra a receita os custos mais recentes de aquisições e não o custo total de reposição de todos os itens utilizados.
As vantagens e desvantagens do método UEPS são:
É uma forma de se custear os itens consumidos de maneira sistemática e realista;
Nas indústrias sujeitas a flutuações de preços, o método tende a minimizar os lucros das operações;
Em períodos de alta de preços, os preços maiores das compras mais recentes são apropriados mais rapidamente às produções reduzindo o lucro;
O argumento mais generalizado em favor do UEPS é o de que procura determinar se a empresa apurou, ou não, adequadamente, seus custos correntes em face da sua receita corrente. De acordo com o UEPS, o estoque é avaliado em termos do nível de preço da época, em que o UEPS foi introduzido.
Aplicando-se o método UEPS aos dados do exemplo anterior, os seguintes resultados são obtidos:

Outros Métodos

Custo de mercado na data de entrega para consumo – itens de estoque padronizados e comercializados em Bolsas de Mercadorias, tais como algodão, café, trigo cru, etc., são, às vezes, apropriados à produção pelo preço de cotação na Bolsa na data de entrega para consumo. Este procedimento substitui o custo de compra pelo custo de reposição e tem a virtude de apropriar os itens pelo custo corrente, que é, sem dúvida, mais significativo.

Custo de mercado ou reposição – através de um sistema pelo qual os ganhos ou perdas, na avaliação de estoques, sejam registrados separadamente dos lucros operacionais, a administração será informada sobre os efeitos da variação dos preços nos lucros da empresa e sobre o valor de mercado corrente, útil na área de planejamento e na de tomada de decisão. Um elemento-chave desse sistema é o valor de mercado (custo de reposição) dos itens de estoque. O objetivo principal do custo de reposição é determinar o custo de compra atual de um bem que pode estar no estoque há diversos meses, devendo prevalecer para fins de determinação inicial do preço de venda.

CUSTEIO DA PRODUÇÃO
O custo de produção é o custo associado às unidades produzidas; é o custo que se pode considerar como "amarrado" às unidades produzidas, é através dele que transferimos valores das contas de produtos em processo de fabricação para as de produtos acabados.

CUSTEIO DE VENDAS
Quando ocorre a saída dos produtos acabados, reflete o custo dos produtos vendidos ou reflete o custo das mercadorias vendidas (CMV) quando se tratar de operações comerciais.

6. BIBLIOGRAFIA
CURSO BÁSICO DE CUSTO-IOB
CONTABILIDADE COMERCIAL, IUDÍCIBUS, Sérgio de e MARION, José. Editora Atlas. São Paulo

Fonte: Centro de Ciências Socias Aplicadas - UFPB - Balcão Universitário de Informações Contábeis - Retirado do site: http://www.ccsa.ufpb.br/

imagem assinada

quarta-feira, 25 de março de 2009

mudando o visual

10.000 visitas - taí um bom motivo para uma roupinha nova!
imagem: photoforum - rússia

domingo, 22 de março de 2009

Como ser um excelente líder


Muitos acreditam que os líderes ascendem naturalmente ao topo, enquanto outros acham que a liderança necessita ser desenvolvida e aperfeiçoada. A fim de impulsionar sua própria carreira como líder, você deve ser visionário, pioneiro, estrategista, comunicador, treinador, diplomata e político, diz Edward T. Reilly, presidente da American Management Association, AMA. A AMA descobriu que os líderes mais bem sucedidos são os que se concentram no quadro geral bem como nos procedimentos operacionais. Reilly oferece os seguintes conselhos:

1- Comunique seus objetivos a sua equipe: - Defina sua estratégia e objetivos para seu staff. Se você não tem certeza sobre onde quer chegar, então não saberá quando chegar lá.
2- Estabeleça valores a serem seguidos pelos colaboradores: - Esses valores devem refletir os padrões éticos e interpessoais que, ao seu ver, precisam ser respeitados pelo seu pessoal.
3- Crie em clima de confiança e abertura à comunicação em todos os níveis: - Seus executivos e gerentes devem sentir que podem falar honestamente com você, sem temer quaisquer consequências. Há um provérbio que diz: "Se você acha que está liderando e ninguém o está seguindo, então você está apenas dando um passeio". Seu staff não o seguirá, sem restrições, caso sinta que não pode se comunicar abertamente com você.
4- Proteja a imagem de um líder: - Você não deve parecer-se com um super herói para ser um líder, mas deve transmitir credibilidade. Você precisa se mostrar confiante e competente, demosntrar segurança, que sabe o que quer e o que esperar de seus funcionários. Deve ainda demonstrar o quanto se importa com eles e deixar claro que todos podem confiar no que você diz.
5- Ouça: - Escute o conteúdo factual e emocional. Há ocasiões nas quais a observação da linguagem corporal e do tom de voz indicam com maior precisão o que realmente está acontecendo.
6- Concentre-se: - Estabeleça suas prioridades, bem como as prioridades de sua organização. Pense quais pontos críticos de sua operação irão exigir sua atenção pessoal. Transfira outras áreas importantes às pessoas nas quais você confia e sabe que irão dar conta do recado.
7- Seja resoluto: - Tome decisões ao longo do processo. Não permita que elas se acumulem. A soma de uma série de pequenas decisões podem ser mais difícil de lidar do que uma única, maior e mais complexa. Ao mesmo tempo, evite decisões sem reflexão. Seja rápido ao tomar decisões reversíveis, mas cuidado ao tomar as irreversíveis.
8- Transmita confiança, convicção e entusiasmo: - Demosntre um otimismo inabalável em relação às chances de sucesso de sua empresa e de seu staff. Mostre-se comprometido com seus objetivos e expresse a confiança que sente na capacidade que seus colboradores possuem para atingí-los. Ao mesmo tempo, mantenha expectativas realistas e forneça os recursos necessários para que possam cumpri-las.
9- Motive seu staff por meio do reconhecimento e do exemplo: - O reconhecimento dos méritos de seus funcionários é uma poderosa motivação. E o exemplo também. Aprimore sua conduta e desempenho de modo a inspirar os demais. Se sua performace não for consistente e de alto nível, reveja seus padrões. Não há como inspirar seus subordinados a fazer um bom trabalho se você próprio não estiver fazendo.
10- Demonstre iniciativa: - Não deixe passar oportunidades. Como líder, você deve estar sempre atento a tudo que possa contribuir para o sucesso de sua equipe e de sua empresa.
11- Disponha-se a correr riscos calculados: - O ex presidente americano John F. Kennedy disse: " Toda ação implica riscos e custos. Mas estes são muito menores do que uma confortável falta de ação ".
12- Enfrente os problemas: - Não os ignore. Encoraje seus funcionários a solucionar os problemas com os quais se deparam no caminho.

Texto recebido do site: www.3minutos.com.br

Só o Tempo - Only Time

Quem pode dizer para onde vai a estrada?
Para onde o dia flui?
Só o tempo...

E quem pode dizer se o seu amor cresce,
conforme seu coração escolhe?
Só o tempo...

Quem pode dizer por que seu coração suspira
conforme seu amor voa?
Só o tempo...

E quem pode dizer por que seu coração chora,
quando seu amor morre?
Só o tempo...

Quem pode dizer quando os caminhos se cruzam,
que o amor deve estar em seu coração ?

E quem pode dizer quando o dia termina,
se a noite guarda todo o seu coração?
Se a noite guarda todo o seu coração...

Quem sabe?
Só o tempo...
Quem sabe?
Só o tempo...

(enya)
Imagem: andrew belcov - rússia

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ayrton Senna - Ninguém é Insubstituível?

Ayrton Senna da Silva - são paulo, 21 de março de 1960
- bolonha, itália, 1 de maio de 1994; vai para uma nova equipe
.
Será mesmo que você é substituível?
.
Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível".
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? - o encara o gestor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio...
Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico (até hoje o Flamengo está órfão de um Zico)?
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'gaps'.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'; ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:
"Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos: ...Ninguém... pois nosso Zaca é insubstituível"

Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
.
texto: recebido via e-mail - o autor ou quem souber, favor informar, para o devido crédito
imagem: abril.com - brasil

terça-feira, 17 de março de 2009

Pedro Hiane - Lógica e sensibilidade

Se existe alguma coisa difícil de se ensinar, essa coisa chama-se Matemática. A grande maioria das pessoas possui uma imensa dificuldade para lidar com esse bicho de (7)³ cabeças.
De uma maneira simples, o professor Pedro Hiane iniciou seu ciclo de aulas de matemática aplicada, mostrando novas maneiras de se "raciocinar" números. No decorrer do tempo, as coisas foram naturalmente se complicando e parecia que lidar com as calculadoras e ao mesmo tempo rever a matéria, já há tempos esquecida, seria um calvário.
Com sensibilidade e competência, percebeu as dificuldades dos acadêmicos e - isso ficou claro - empenhou-se com firmeza em reformular rotas de seu trabalho, trazer maior compreensão a todos. Procurou criar pontos de fixação da matéria, explicando pacientemente: ora repetindo incansável, ora com brincadeiras para despertar maior interesse. (A propósito, japonês contando piada é algo imperdível)
Buscou e tentou fazer o melhor. Deu o melhor de si na sua didática e foi bem sucedido.
Claro que muitos continuarão tendo dificuldades, mas ninguém poderá questionar a qualidade de suas aulas, sob qualquer ponto de vista. As provas virão e, certamente, os resultados de seus esforços serão recompensados.
Nossos agradecimentos ao professor Pedro Hiane - Por ter ido além da lógica fria dos números. Educador competente. Um grande ser humano.
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texto: paulo moreira
imagem: olhares.com - portugal

sábado, 14 de março de 2009

A importância de ser você mesmo

Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se repentinamente inferior. Ele então disse ao Mestre:- Pôr que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Pôr que estou me sentindo assustado agora? O Mestre falou:- Espere. Quando todos tiverem partido, eu responderei. Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o samurai perguntou novamente:- Agora você pode me responder pôr que me sinto inferior? O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:- Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: - Pôr que me sinto inferior diante de você? Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.
O samurai então argumentou: E o Mestre replicou: Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer outro, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único.Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença. Tudo é expressão igual de vida!

SEJA VOCÊ SEMPRE!!!!!!!!

Extraído do Livro Cipreste no Jardim do Osho.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Solucionática - A loucura de acreditar

Quando o Solucionática foi lançado, em agosto de 2008, muitos acharam loucura a idéia de um blog ser administrado por qualquer acadêmico que quisesse participar. Loucura?
Todos, a seu modo ou, inscrevendo-se como administradores, vieram colaborar com o blog e seus objetivos (leia nosso primeiro artigo). Cada administrador publica o que julga conveniente, sem prévia consulta a quem quer que seja, exceto se, por deliberar fazê-lo. Nosso único pedido foi que ninguém se escondesse atrás do anonimato, por motivos óbvios.
Hoje, abrimos mão do Solucionática ser um blog apenas do Polo Araras. Não porque não lhe tenhamos carinho, mas sim, porque ele cresceu. E quem cresce verdadeiramente, ganha o mundo; ganha a liberdade. O Solucionática não pretendeu ficar restrito a um lugar ou a uma única pessoa.
Talvez pelo fato não ter nenhum vínculo político, comercial, religioso ou ideológico - tornou-se querido por todos. Nestes poucos meses, avançamos muito e melhoramos o blog em benefício de todos. A idéia é ter um referencial de consulta, de reflexão e de lazer. Hoje, você encontra no blog:

1) Tradutor em mais de 35 idiomas. Num único clique, imediatamente o leitor pode acessar o blog no idioma que preferir.
2) Indexação do conteúdo. Você localiza o que deseja mais rapidamente, com os marcadores por assunto.
3) Todos podem, através de publicação, comentários e mural, expressar seus pensamentos sem nenhum tipo de censura ou pressão. E isso só foi possível pelo senso de responsabilidade de cada um. Nunca houve num desses espaços, desrespeito a qualquer pessoa ou instituição e o resultado é o engrandecimento dos alunos e da Universidade. Todos têm ciência que engrandecer nossa Faculdade, nossa Universidade e todos que dela fazem parte - é valorizar nossa própria pessoa e nosso futuro diploma.
4) A partir de agora, os acadêmicos podem enviar e-mails com as mais diversas finalidades, no endereço publicado. Materiais que, por algum motivo técnico não possam ser publicados, poderemos enviar via e-mail.
Como foi dito, o uso da nossa liberdade de expressão, com respeito e dignidade, propiciou-nos credibilidade. Até esta data fomos vistos em 31 países de TODOS os continentes, 264 cidades e registrando, aproximadamente, 9000 visitas. A média atual de visitas/dia é de mais de 100 pessoas. O Solucionática tem a cara do empreendimento bem sucedido. Por ser louco. Por ter ousado. Por acreditar nas pessoas.
Toda Problemática tem uma Solucionática (até o letreiro do blog tem jeito)! Pretendemos sempre ser solução.
Obrigado a todos os maravilhosos loucos que acreditam e tornam possível um sonho de liberdade e dignidade!

terça-feira, 10 de março de 2009

Pluralidade

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Voltaire
imagem: olhares.com - portugal

domingo, 8 de março de 2009

Como fazer uma Mulher muuuuuiiiiito feliz!!!!!

Como hoje é dia da mulher eu posso publicar esta mensagem para alegrar nossa noite e para que não esqueçamos que todo dia é Dia da Mulher.


A história começa assim... No mais alto pico do Tibet vive o mais sábio homem do mundo. Certa vez um rapaz foi à sua procura e perguntou-lhe: - Mestre dos mestres! Qual o caminho mais curto e seguro para o coração de uma mulher? O mestre respondeu-lhe: - Não há caminho seguro para o coração de uma mulher, filho. Só trilhas à beira de penhascos e caminhos sem mapas, cheios de pedras e serpentes venenosas.. - Mas, então, mestre... O que devo fazer para conquistar o coração da minha amada? Então lhe disse o grande guru: - Fazer uma mulher feliz é fácil. - Só é necessário ser: 1) Amigo
2) Companheiro
3) Amante
4) Irmão
5) Pai
6) Chefe
7) Educador
8) Cozinheiro
9) Mecânico
10) Encanador
11) Decorador de Interiores
12) Estilista
13) Eletricista
14) Sexólogo1
5) Ginecologista
16) Psicólogo
17) Psiquiatra
18) Terapeuta
19) Audaz
20) Simpático
21) Esportista
22) Carinhoso
23) Atento
24) Cavalheiro
25) Inteligente
26) Imaginativo
27) Criativo
28) Doce
29) Forte
30) Compreensivo
31) Tolerante
32) Prudente
33) Ambicioso
34) Capaz
35) Valente
36) Decidido
37) Confiável
38) Respeitador
39) Apaixonado
40) E, de preferência, RICO!!!
- Não cuspa no chão;
- Não coce o saco na frente dela;
- Não arrote alto. Aliás, não arrote;
- Dê flores e muitos.
. Muitos presentes;
- Corte e limpe as unhas.. Não coma as unhas;- Não peide sob o cobertor. Aliás, não peide.- Levante a tampa do vaso antes de mijar.
- Deixe ela ter ciúme de você, ela pode;
- Use desodorante (que preste);
- Dê descarga depois de sair da privada;
- Não fale palavrão;
- Não seja engraçadinho com os outros;
- Não fale mal da mãe dela. Aliás, ame a mãe dela;
- Não tenha ciúme dela;-
Não fique barrigudo. Aliás, não engorde;
- Não demore no banho;
- Não chegue tarde em casa.- Saia para trabalhar e volte correndo;
- Não beba até tarde com amigos. Aliás, não tenha amigos;
- Não seja pão-duro. Use pelo menos 2 cartões de crédito;
- Não diga que mulher não sabe dirigir;
- Não olhe para outras mulheres... Aliás, não existem outras mulheres;
- Aprenda a cozinhar;
- Diga 'eu te amo' pelo menos 05 vezes por dia;
- Lave a louça;
- Ligue para ela, de qualquer lugar;
- Deixe ela conversar durante horas ao telefone;
- Não ronque;
- Não seja fanático por futebol;
- Faça a barba todos os dias para não arranhá- la;
- Nunca reclame de nada;
- Repare quando ela cortar o cabelo, mesmo que seja apenas as Pontinhas, e diga sempre que ficou lindo...
E é muito importante ainda não esquecer as datas do seu: aniversário, noivado, casamento, formatura, menstruação, data do Primeiro beijo; aniversário da mãe, tia, irmão ou irmã mais querida; aniversário dos avós, da melhor amiga...
E do gato Infelizmente, o cumprimento de todas estas instruções não garante 100% a felicidade dela, porque poderia sentir-se presa a uma vida de sufocante perfeição e fugir com o primeiro traste 'gozador da vida' que encontre.
- E o mais importante, meu rapaz... Espere...
Volte aqui... - NÃO... NÃO PULE... NÃO SE MATEEEEEEEEEEEEE!!!COMO FAZER UM HOMEM FELIZ???
É necessário: 1. Sexo; 2. Comida. 3. Cerveja; 4. Futebol.

sábado, 7 de março de 2009

Dia da Mulher - O recado vai para os homens

Quando os homens, um dia, perceberem que o mundo precisa de paz, lembrarão da mulher. Quando os homens perceberem que inteligência, emoção e todo amor do mundo - são os únicos caminhos - certamente vão lembrar da mulher.
Quando esse dia chegar, o mundo será paz. E, esse mundo melhor será motivo de festa. Não de um dia, de uma semana ou de décadas.
Os homens só serão melhores quando derem-se conta do que seja uma mulher; e as mulheres mostrarão muito além do que imaginávamos. Um homem só cresce, a partir do momento em que começa a entender um pouquinho do universo dessas meninas, aparentemente, tão travessas.
Basta que o mundo tenha consciência de que não existem dois times. Só quem aprende evolui - professoras são elas.
O dia das mulheres não é dia. O dia das mulheres é eternidade. Uma mulher é infinita... todas são além do imaginável. Que nós, homens, entendamos isso e façamos o melhor.
E os dias serão aqueles em que todos dançaremos a música da beleza, da felicidade e do amor, em seus sentidos mais completos.
Por isso tudo, amigos, preparem seus corações e não percam a chance:

- Vamos convidá-las para essa dança?

.

texto: paulo moreira

crédito de imagem: cia de dança lídio freitas - olhares.com - portugal

quarta-feira, 4 de março de 2009

Ana de Amsterdam - O Exemplo da Prostituta

Ana de Amsterdam é o nome de uma personagem do livro/peça “Calabar, o elogio da traição” (1973), de Chico Buarque e Ruy Guerra. Leitura enriquecedora.
O que chama a atenção em Ana é o seu caráter íntegro e personalidade forte. Ana é prostituta, se diz prostituta, vive como prostituta, mas não abre mão de seus valores. Enquanto, por necessidade e com sofrimento, vende seu corpo – por outro lado, deixa claro que, unicamente este, por alguns minutos está à venda.
Ana vende o corpo para sobreviver, apenas e tão somente por isso. Não vende opiniões ou atua pelo interesse oculto. Ana oferece 20 minutos de sexo e ilusão em troca de seu pão. Nada além. As coisas são como são. Por algumas míseras moedas, entrega sua mercadoria. Honestamente exposta, duramente usada.
Ana não negocia idéias próprias, seus modos, seus pontos de vista, seu status de mulher e de ser humano decente, apesar da necessidade de, por vezes - não ser. Aos olhos dos que não enxergam palmo além de si.
Ana sabe-se desimportante e vive como pode. Discreta, não divulga palavras sussurradas em seu ouvido, ou suas identidades. Não cobra por seu silêncio. Talvez, pelos gemidos.
Admiração e um estranho carinho pela dignidade de Ana de Amsterdam. A prostituta, cujos olhos enxutos e sorriso sincero, ninguém jamais conseguiu comprar. Corpo pode até ter um preço. Caráter não se compra. Muito menos pelo baixo preço de parecer o que se está longe de ser.
Quanto a nós outros, somos bonzinhos e tolerantes. Corpos quase intocáveis. Vírgulas ou pontos de vista, que importam?
Prostituta é Ana. De Amsterdam.
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texto: paulo moreira